terça-feira, 15 de novembro de 2011

Redes e Escritório de Engenharia

A necessidade da informatização nas empresas é de suma importância para facilitar a gestão dos projetos e o controle do trafego de dados na administração dos negócios uma empresa de engenharia.

REDE é o conjunto de equipamentos interligados de maneira a trocarem informações e compartilharem recursos.

Para criar uma LAN (rede local) em um escritório de engenharia com até 12 computadores é necessário definir a topologia que será utilizada, para esta empresa o tipo ESTRELA é a melhor por se tratar de uma topologia que é disponível, caso uma das máquinas saia da rede, não haverá interrupção nas outras.

Em seguida servidor deve ser criado, e nele determinado que o Sistema Operacional utilizado será Windows server 2008 com 64Bits, por ser a arquitetura que melhor se encaixa a função, e pode utilizar mais de 4Gb de memória RAM.

 Os usuários serão criados, assim como as hierarquias de acesso, determinando qual usuário deverá ter acesso restrito ou não, os diretórios de arquivos dos usuários, as políticas de backup em uma memória secundária como o HD externo para que não haja perda de dados.

A Instalação do SWITCH, um concentrador, que direciona com maior especificação os pontos de rede reconhecendo o destino final, entre os nós e o servidor. O protocolo utilizado deverá ser o TCP-IP por ser o protocolo padrão utilizado na rede mundial ( internet).

Deve-se instalar as máquinas clientes no qual o Sistema Operacional (SO) será Windows 7 64bits, porque além de utilizar mais de 4gb de memoria RAM ele também é compatível com a maioria dos software do mercado.

É necessário, verificar em todas as estações e no servidor se as placas de rede estão ativas e se condizem com o tipo de cabeamento escolhido no caso o par-trançado (UTP), ou seja, sem blindagem, devido ao melhor custo beneficio, não haver influencia eletromagnética no escritório, além ser o mais utilizado nas redes atuais. Depois de feita toda a conexão das máquinas com o SWITCH, a rede local está disponível.

Para maior facilidade dos usuários foi utilizado uma impressora de rede onde será conectada ao SWITCH compartilhando a impressão com todos os nós da rede.

Para disponibilizar e-mails no escritório será usado um servidor externo de uma empresa contratada, por ter alto índice de confiabilidade e suporte, protegendo as mensagens do escritório em um servidor fora da rede local.

Após o contato com a operadora da banda e feita a compra do link de internet que será disponibilizado um modem, conectado ao SWITCH para que todas estações tenham acesso a internet.

Em relação à segurança física existem roteadores que possuem um FIREWALL, e mesmo que básico protegem a rede interna. Para proteção da estação devem ser utilizados estabilizadores de tensão e no servidor um nobreak por se tratar da estação central, necessitando uma segurança maior, caso haja uma queda de energia.

Na SEGURANÇA dos dados na rede backups, Firewall, Criptografia, Filtro Anti-Spam, além de antivírus gratuitos e pagos estes garantem melhores soluções. Alguns desses são os corporativos, que podem conter toda a base de atualização centralizada e gerencia feita pelo servidor, contendo muitas vezes, o próprio Anti-Spam, Firewall, Internet Security para fortalecer a proteção contra vírus e acessos indevidos.


Abaixo existe um exemplo do DIAGRAMA DA REDE de um escritório de Engenharia.
         
                                            
DIAGRAMA DE REDE



Nenhum comentário:

Postar um comentário